Cerca de 300 policiais militares de bases comunitárias de segurança, que se destacaram pelos projetos desenvolvidos em suas áreas, foram homenageados nesta terça-feira (10), no Centro Social Urbano do Nordeste de Amaralina. A maioria dos trabalhos é voltada para a inclusão social e melhoria da qualidade de vida da população.

Os comandantes e subcomandantes de diversas bases receberam do secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, um certificado pelo desempenho alcançado em 2013 junto às suas equipes. Atitudes assim tranquilizam a população, pois o policial deixa de ser visto como uma figura repressiva e passa a ser parceiro da comunidade, levando esperança de uma juventude melhor.

O projeto Karatê do Saber, criado em julho do ano passado pelos soldados Álisson Guimarães e Renan Jesus dos Santos, da Base Comunitária de Segurança da Fazenda Coutos, foi enfatizado pelo secretário diante do sucesso alcançado – em menos de um ano, já conseguiu fazer do jovem Lucas Santos de Jesus um vice-campeão baiano na modalidade Karatê Interestilos.

Teatro 

O objetivo do nosso trabalho é afastar crianças e adolescentes do tráfico de drogas, disse Álisson, ressaltando que a filosofia do karatê proporciona ao aluno maior disciplina e responsabilidade. Ao conseguirmos retirar uma pessoa do mundo da marginalidade, já estaremos lhe oferecendo a esperança de uma vida melhor.

O evento foi encerrado com apresentação de samba de roda, por mulheres idosas da comunidade do Nordeste de Amaralina, e da peça Se não fosse a África, encenada pela equipe de teatro da Polícia Militar. Também houve sorteio de brindes para os policiais em comemoração às festas de final de ano.

Veja fotos do evento