Estão abertas as inscrições para as oficinas 2014 do Projeto `Ilê Asipá: Atabaques entre as Folhas´, que é gratuito e visa qualificar e divulgar o universo afro-baiano das tradições Kêtu através da explanação dos toques, cânticos, mitos e ensinamentos no contexto dos mestres alabês. As inscrições são via e-mail atabaquesentreasfolhas@gmail.com e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3117-5377. Os alabês são responsáveis pelos toques, rituais, conservação e preservação dos instrumentos musicais sagrados em um terreiro.

A ação formativa é do famoso Terreiro Ilê Asipá, fundado pelo Mestre Didi (1917-2013) e registrado em 2013 como Bem Cultural da Bahia pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), órgão da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA). Segundo o coordenador geral do projeto, Jurandy Souza, as oficinas são gratuitas e abertas a pessoas de todas as idades de 8 a 80 anos.

Como a procura é grande, teremos duas turmas de 30 alunos cada, com aulas de quatro horas de duração nas manhãs de sábado por um período de 10 semanas a partir de janeiro (2014), diz Jurandy. Segundo ele, em princípio, uma das turmas será para iniciantes e a outra para alabês e pessoas da comunidade afro-baiana, com formação musical inicial.

Serão oferecidas aulas práticas com professores e monitores, que são ojés do Ilê Asipá e alabês do Ilê Axé Opô Afonjá, acompanhados pelo supervisor musical Gerson Costa Odun TayoNilê Asipá. Além disso, acontecerão aulas teórico-práticas com alabês, mostra das oficinas e encontro final para apresentação e avaliação geral.

Devido à importância multissensorial da culinária afrobaiana, do ajeum ato de se alimentar e da preparação dos alimentos na nossa cultura, serão servidos quitutes típicos aos presentes ao final das aulas das oficinas, explica o diretor de produção do projeto, Gabriel Pedreira.

Mais informações sobre o projeto via telefone (71) 3117-5377 e endereço eletrônico atabaquesentreasfolhas@gmail.com. Assista ao vídeo do projeto aqui. Outras informações sobre os tombamentos e registros de terreiros de candomblé são disponibilizadas na Gerência de Patrimônio Imaterial (Geima) do IPAC, via telefone (71) 3116-6741 e e-mail geima.ipac@ipac.ba.gov.br. A TV IPAC também exibe o vídeo do projeto.