O Dia do Meio Ambiente será marcado na TVE Bahia pela exclusiva entrevista, no Perfil & Opinião, com Elenira Mendes, filha do ativista ambiental Chico Mendes. Duas décadas e meia depois do assassinato do seringueiro e sindicalista do Acre, a presidente do Instituto Chico Mendes, fundado em 2006, conversa com a apresentadora Denny Fingergut sobre os chamados povos da floresta, a situação ambiental no Brasil e sobre ações da organização em homenagem ao revolucionário brasileiro. O programa vai ao ar nesta quarta-feira (5), às 22h, e será reapresentado no domingo (9), às 16h30.

De sua infância, Elenira lembra das lutas do pai, que teve trajetórias sempre marcadas por desafios. No final da década de 70, Chico Mendes tornou-se vereador e passou a denunciar ao mundo o outro lado do progresso na Amazônia, que atraiu imigrantes para o norte do país: a destruição das florestas, diminuição das áreas indígenas e a perda das casas dos seringueiros.

Como repercussão imediata, o Banco Mundial, na época, suspendeu o financiamento à região. Para Elenira, essa foi a assinatura da sentença de morte do ambientalista. O programa produzido por Marla Rodrigues vai ao ar toda quarta-feira, às 22h, e tem reapresentação aos domingos. Todos os programas da TVE Bahia podem ser conferidos através do portal do Irdeb.