De acordo com levantamento do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Salvador e Litoral Norte (SHRBS), o jogo Brasil x Itália, que será realizado no dia 22 deste mês, na Arena Fonte Nova, pela Copa das Confederações 2013, está contribuindo para a atração de turistas a Salvador. A taxa de ocupação média dos 24 estabelecimentos de maior porte da cidade é de 84,3%, com destaque para os equipamentos mais luxuosos, que não possuem mais vagas para a data.

Alguns hotéis vão receber seleções que participam da competição, que terá três datas em Salvador, a exemplo de Brasil e Itália, além de Uruguai e Nigéria. O secretário do Turismo, Domingos Leonelli, disse que “apesar de a Fifa haver disponibilizado poucos ingressos para o mercado internacional, as ações realizadas pela Bahiatursa no mercado italiano trouxeram ganhos positivos”. Ele acredita que a venda de ingressos antecipada para 2014 garantirá uma ocupação com um número bem maior de visitantes estrangeiros.

O Gran Stella Maris receberá os jogadores e comissão técnica da Seleção Brasileira, e o Catussaba abrigará a delegação uruguaia. Já o Matiz, nas proximidades da Avenida Tancredo Neves, terá os italianos como hóspedes.

Grupos de multinacionais que patrocinam a competição e clientes corporativos também integram os turistas que vão assistir a Copa das Confederações. O guia de turismo Alberto Norris vai receber 35 visitantes, divididos em dois grupos, que farão visitas a pontos turísticos, participarão de jantares fechados e assistirão às partidas. “São pessoas de diversos estados brasileiros como São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Minas Gerais”.

Futebol e forró

No dia 22, os turistas também poderão curtir o clima do São João, nas ruas e largos do Pelourinho, que terá uma intensa programação musical, com muito forró. No palco principal, no Terreiro de Jesus, haverá shows de um trio de forró e artistas, e bandas como Adelmário Coelho, Eugênio Cerqueira, Genaro, o tocador e Laços do Forró. A programação completa está disponível aqui.