Cento e quarenta jovens baianos recebem nesta quinta-feira (27) certificados de conclusão dos cursos do Programa na Trilha do Esporte, executado pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). A solenidade de certificação será às 9h, no Hotel Portobello – Avenida Oceânica, 2775, bairro de Ondina, Salvador.

O programa é uma iniciativa do governo da Bahia e foi criado por meio do Decreto 11.262, de 21 de outubro de 2008. A versão Na Trilha do Esporte, da Setre, foi lançada em outubro do ano passado, com foco em ocupações e eixos profissionais de maior especificidade técnica. Seus beneficiários são jovens, com idade entre 16 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade social.

São oferecidas vagas nos cursos de facilitador de atividades esportivas e de lazer, mecânica náutica, capotaria náutica e marcenaria náutica, com carga de 400 horas, para atender às demandas da juventude baiana, com foco nos eventos esportivos previstos para Salvador, como a Copa das Confederações, em andamento, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Durante o curso, 100 horas são dirigidas para a qualificação social (cidadania), 250 horas para a qualificação profissional (técnica) e as 50 horas restantes para a orientação do Trabalho Final de Curso (TFC).

Elaborado sob a supervisão da Casa Civil, o programa é gerido por um comitê intersecretarial composto pelas secretarias da Educação (que coordena), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, de Relações Institucionais, da Agricultura e do Planejamento, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Erradicação da Pobreza (Funcep).