O encontro de jovens músicos alemães e brasileiros num único conjunto de câmara, o ‘Young Euro Classic Ensemble Brasil-Alemanha’, vai marcar, nesta terça-feira (4), às 19h30, no Mosteiro de São Bento, em Salvador, o início das atividades do ano ‘Alemanha + Brasil 2013-2014’ na Bahia. O governador Jaques Wagner estará presente no evento.

Integrado por cinco músicos selecionados do ‘Orchesterzentrum NRW’, da Alemanha, e cinco da Escola de Música do Estado de São Paulo, o conjunto de câmara, vai executar composições de Paul Hindemith, Johann Sebastian Bach, Ludwing Van Beethoven, Heitor Villa-Lobos e Marlos Nobre.

O ano ‘Alemanha + Brasil 2013-2014’ foi lançado oficialmente no dia 15 de maio, em São Paulo, com o lema ‘Quando ideias se encontram’. Com a presença dos presidentes Dilma Rousseff, do Brasil e Joachim Gauck, da Alemanha, e autoridades de vários estados, a exemplo do governador Jaques Wagner, foi iniciada uma série de atividades para intensificar as relações culturais e comerciais entre os dois países.

Na ocasião o Governo da Bahia apresentou, em um estande, as oportunidades para investidores nacionais e estrangeiros. Na Bahia, as comemorações que marcam a celebração do ano ‘Alemanha–Brasil’ vão se intensificar entre os dias 25 e 29 de novembro, quando acontece no Estado a Semana da Alemanha.

O secretário para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt, já realizou uma reunião com a Cônsul da Alemanha na Bahia, Petra Schaeber, e o coordenador do ano da Alemanha no Brasil, Cláudio Struck, quando discutiu o apoio do Governo ao evento.