O município de Paulo Afonso sedia nesta quarta e na quinta-feira (19 e 20) a primeira das 27 conferências territoriais de desenvolvimento rural sustentável e solidário que serão realizadas na Bahia até o final de julho.

O evento ocorre no Hotel Belvedere, na Avenida Apolônio Sales, nº 457, com a participação de gestores públicos, profissionais da área, agricultores familiares e representantes de comunidades tradicionais, movimentos sociais e diversas entidades do Território de Identidade Itaparica.

Os encontros são preparatórios para a 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, prevista para acontecer no final de agosto, em Salvador, com o tema Por um Brasil Rural com Gente do Jeito que a Gente Quer.

A Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin) está mobilizando e orientando a sociedade sobre a iniciativa. Segundo o titular da pasta, Cézar Lisboa, a Bahia tem o seu Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável com atuação intensa, que possui, entre suas atribuições, propor e acompanhar as políticas públicas voltadas para a questão do campo, sobretudo da agricultura familiar.

“Este conselho é o foco das negociações que estabelecemos entre o governo da Bahia e os movimentos sociais do campo. A conferência permitirá o debate sobre a atuação dos conselhos estadual e municipal nos territórios e auxiliará na elaboração de políticas relacionadas ao desenvolvimento rural, para a melhoria da vida no campo, através do princípio do desenvolvimento sustentável”, disse o secretário.