As comemorações pelo Dia do Pescador (29 de junho) serão especiais para mais de 800 profissionais desse segmento no estado. A Bahia Pesca vai distribuir em sete cidades centenas de equipamentos de pesca para melhorar a qualidade de vida desses profissionais.

A primeira distribuição acontece nesta quinta-feira (27), às 15h, aos associados da Colônia de Pesca Z-16, em Saubara. Os pescadores e marisqueiras da cidade recebem 200 quilos de fios de pesca e 40 peças de rede.

Na sexta-feira (28), às 10h, é a vez dos integrantes da Associação de Pescadores, Marisqueiras e Assemelhados do Joanes e Adjacências (Apemja), no subúrbio ferroviário de Salvador. Os 430 associados serão beneficiados com a doação de dois freezers e 30 caixas térmicas.

Os pescadores e marisqueiras da Colônia de Pesca Z-12, em Amoreiras e Misericórdia, recebem 25 equipamentos de proteção e cerca de 20 pescadores vão fazer um curso de mecânica de motores marítimos. Em Vera Cruz, a Colônia de Pesca Z-8, de Conceição, será beneficiada com outros 25 equipamentos para as marisqueiras locais.

Também nesta sexta-feira, em Santo Amaro, a Associação de Pescadores e Marisqueiras de Caeira recebe 40 kits. Outra cidade do interior baiano que será beneficiada é Casa Nova (a 572 quilômetros da capital). Ali, na próxima semana, serão entregues 250 quilos de linhas de pesca, 150 quilos de chumbo e mil boias.