A mais nova edição da revista Bahia Análise & Dados, com o tema cooperativismo, será lançada no dia 5 de julho pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan). Elaborada em parceria com o Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoop), vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a publicação reúne 16 artigos sobre o tema.

A revista está dividida em quatro seções. A primeira trata das questões teóricas, históricas e legais. A segunda reúne artigos sobre as articulações, crédito e gestão das cooperativas. A terceira seção é exclusiva sobre economia solidária e a última reúne quatro estudos de caso de cooperativas na Bahia.

O cooperativismo como tema da revista foi aprovada ano passado pelo Conselho Estadual de Cooperativismo. A proposta integrou ações definidas pelo colegiado para marcar o Ano Internacional das Cooperativas, comemorado em 2012 conforme definido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Na Bahia, por meio da Lei 11.362/09, que instituiu o Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoop), foi criada a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo. Desta forma, a proposta da revista é contribuir com a disseminação do conhecimento sobre o tema.

A cerimônia de lançamento será às 18h30, no auditório do Anfiteatro da Universidade Federal do Recôncavo/UFRB de Cruz das Almas (prédio da Reitoria). Para participar é preciso se inscrever pelo e-mail sei.inscricoes@gmail.com. Depois revista estará disponível na Biblioteca Rômulo Almeida (SEI) e para consulta e download no site da SEI.