É mês do santo casamenteiro, e o Soterópolis vai dar uma passada na Escola de Belas Artes da Ufba para conferir Memórias da Casa da Vovó, coordenação de Luiz Mário, em cartaz na Galeria Cañizares durante toda a trezena a Santo Antônio. O programa, que vai ao ar nesta quinta-feira (13), às 22h, com reapresentação no domingo (16), às 17h30, confere a mostra que utiliza móveis e outras peças do dia a dia para montar altares inusitados e sempre únicos em cada dia da exposição.

A exposição integra o projeto de arte Antônio! Tempo, Amor & Tradição, criado na Ufba em 1997 para ilustrar as festas que acontecem nas casas do interior da Bahia.

Ainda na pauta sobre artes visuais, o programa fala da importância do pintor Carlos Bastos (1925-2004), modernista brasileiro, autor de murais, como o do bar Anjo Azul e o da Assembleia Legislativa da Bahia, onde ele mistura personagens reais e imaginários.

Os artistas plásticos Sante Scaldaferri e Justino Marinho e o marchand Marcos Cury falam do homenageado ao Soterópolis. Quem também conversa com a produção do programa é a sobrinha do artista, Mirela Bastos, responsável pelo acervo do tio.

Entre os destaques desta semana, está ainda a visita que os apresentadores Ricardo Castro e Vânia Dias fizeram à exposição Tomar Coca-Cola com Você, que tem curadoria do artista plástico Evandro Sybine e é inspirada no poeta norte-americano Frank O’Hara.

O Soterópolis é dirigido por Silvana Moura e vai ao ar toda quinta-feira, às 22h. Até novembro, durante o Campeonato Brasileiro 2013, a TVE exibe os jogos da série C e, por isso, a reapresentação do programa aos domingos será antecipada em meia hora, passando para as 17h30. Toda a programação da emissora pode ser acompanhada também através do portal do Irdeb.