Uma dinâmica em grupo abriu na quinta-feira (18) o curso de formação de agentes multiplicadores de lazer para 52 moradores do munícipio de Santa Luzia, no sul do estado, a 650 quilômetros de Salvador. Coordenado e executado pelo governo, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), com o apoio da prefeitura, o curso visa capacitar os munícipes para que as pessoas possam desenvolver atividades de caráter lúdico-recreativo na região onde vivem.

Lembrando a necessidade e a importância do lazer para as pessoas, a coordenadora de eventos, recreação e lazer, Susi Docio, explicou o porquê de as atividades lúdicas contribuírem para segmentos como educação, saúde e cidadania. Para ela, mais do que sociabilizar os envolvidos, essas atividades promovem momentos únicos, em que as pessoas podem ocupar o seu tempo livre com ações que vão além das obrigações diárias que elas assumem.

Durante a tarde, Susi explicou aos participantes como organizar eventos culturais e recreativos de esporte e lazer e como elaborar um projeto de lazer de acordo com a realidade municipal e para onde enviá-los. A possibilidade de escrever projetos voltados para editais específicos, como os da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), foi destacada pela coordenadora como uma das maneiras de desenvolver atividades no município.

Nesta sexta-feira (19), serão discutidas as formas de organizar competições recreativas e de esporte e lazer. Os participantes também terão a oportunidade de vivenciar experiências lúdicas. A culminância da formação será o Dia do Lazer, momento em que eles vão colocar em prática o que aprenderam nos dois dias de aula. O evento é gratuito e aberto ao público e será realizado também neste sábado (20), a partir das 14h, na Praça de Santa Luzia.

Para o Dia do Lazer estão previstos oficinas de pintura e desenho, oficina de papel e reutilizados, recreação com piscina de bolinhas, recreação na pista de sabão, jogo de ludo gigante, jogo de corrida-maluca gigante, dominó gigante, jogo de dama gigante, jogos recreativos, entre muitos outros.