Os servidores estaduais que atuam em Feira de Santana contarão nesta quarta e quinta-feira (3 e 4) com o atendimento do Balcão Previdenciário, prestando informações especiais sobre o processo de aposentadoria.

A iniciativa é da Previdência Estadual (Suprev), órgão vinculado à Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), que levará serviços itinerantes diretamente para o ambiente de trabalho dos servidores.

Nesta quarta (3), o Balcão Previdenciário vai esclarecer as dúvidas sobre a aposentadoria na Diretoria Regional de Educação do município (Direc 2), das 8 às 18h. Na quinta-feira (4), será na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), no horário das 8 às 16h. A simulação de aposentadoria está entre os principais serviços oferecidos pelo balcão.

Esclarecimentos

Os servidores também podem solicitar esclarecimentos quanto aos descontos previdenciários, orientação sobre disponibilidade a outros órgãos, averbação de tempo de serviço, abono permanência, pensões, além de informações sobre a política de investimentos dos recursos provenientes das contribuições ao fundo previdenciário do Estado.

No primeiro ano de atuação, o Balcão Previdenciário realizou 4.015 serviços solicitados por 2.433 servidores de 50 órgãos públicos, entre secretarias, fundações e autarquias do Estado. O objetivo é chamar a atenção dos servidores em atividade para as questões previdenciárias, que se iniciam tão logo ingressam no serviço público.

A preocupação da Suprev é proporcionar mais agilidade na transição do servidor público da ativa para a aposentadoria, assegurando ao funcionalismo o acesso a um direito essencial dos trabalhadores. 

Os órgãos estaduais interessados em solicitar a visita do Balcão podem preencher e enviar à Suprev, o formulário de ‘adesão ao Balcão Previdenciário’, disponível no Portal do Servidor. Mais informações pelos telefones (71) 3116-5442 / 5408.