A Previdência Estadual (Suprev), órgão responsável pelo recadastramento de aposentados do executivo baiano, irá reforçar o atendimento no interior com uma unidade itinerante. A medida auxiliará no recadastramento dos 51 mil servidores inativos oriundos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, facilitando o acesso dos aposentados convocados para o recadastramento que residem em cidades ainda não contempladas com uma unidade do SAC.

Onze municípios serão beneficiados pelo roteiro, com postos de atendimento montados na sede da Diretoria Regional de Educação (Direc) de cada cidade. Até esta sexta-feira (12), o recadastramento itinerante da Suprev estará em Macaúbas e Amargosa. O atendimento seguirá para as cidades de Bom Jesus da Lapa e Valença (15 a 19), Ribeira do Pombal e Seabra (6 a 10 de maio), Paulo Afonso e Ibotirama (13 a 17 de maio), Caetité (3 a 7 de junho), Guanambi e Itapetinga (10 a 14 de junho).

Esta é a terceira etapa do recadastramento anual da Previdência Estadual – coordenado pela Secretaria da Administração (Saeb) -, que segue até junho. Para se regularizar, os aposentados devem apresentar como documentos originais, a carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone). Os aposentados da Educação podem buscar uma das 42 unidades lotadas nos postos SAC e Pontos Cidadão ou ainda na sede da Previdência Estadual, no bairro de Brotas.

Caso o aposentado esteja acometido de doença grave, impossibilitado de se locomover ou ausente do domicílio, o recadastramento poderá ser realizado via procuração por instrumento público ou mediante formulário de representação disponibilizado pela Previdência Estadual. Já os casos de falecimento deverão ser imediatamente comunicados pelos familiares do ex-servidor, mediante a apresentação da respectiva certidão de óbito em quaisquer das unidades Ceprev.

Evitar fraudes

A ação de recadastramento pretende atualizar os dados dos inativos, evitar fraudes e pagamentos irregulares. Desde 2007, o Estado já suspendeu 3.029 benefícios pagos de forma irregular, gerando uma economia de R$ 77,8 milhões aos cofres públicos.

Mais informações, como os endereços da Previdência Estadual em Salvador, das unidades Ceprev e unidades do SAC, além da lista de documentos exigidos e dos órgãos convocados estão disponíveis no Portal do Servidor.