Novas medidas de segurança para berços fabricados e vendidos em território nacional vão começar a valer em 1º de janeiro. A série de regras foi estabelecida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), através da norma ABNT NBR 15860, visando à segurança de crianças e bebês.

As novas medidas apresentam algumas mudanças, como restrições quanto ao acabamento dos berços, que agora devem ter as bordas arredondadas ou chanfradas, para evitar acidentes. 

Outra resolução é que as peças pequenas não vão poder mais ser utilizadas, a exemplo de parafusos autoatarraxantes. O espaçamento das grades também não pode ser menor que 45 milímetros, nem maior que 65 milímetros. O texto da norma pode ser acessado, na íntegra, na internet.

Para fortalecer a divulgação, o Inmetro lançou um vídeo institucional para a população, onde apresenta as novidades referentes aos cuidados com os berços. Clique aqui para conferir. O Ibametro, órgão delegado do Inmetro na Bahia, está apoiando o instituto federal na divulgação das novas medidas de segurança.