O último dia da I edição do Festival Gastronômico da Ribeira Rumo à Copa de 2014, que teve a apresentação do resultado dos seis meses de consultoria do Programa Moderniza, foi marcado por sabores brasileiros e muita música. O evento, realizado no último domingo (09), no Restaurante Varandas, na Ribeira, teve como objetivo dar visibilidade à gastronomia baiana e a um dos mais belos e importantes pontos turísticos de Salvador, a Ribeira.

O Programa Moderniza qualificou, na Ribeira, 14 restaurantes, na área de gestão empresarial. Parceria entre a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae), o programa visa fortalecer a competitividade de empreendedores dos segmentos de hospedagem e bares e restaurantes, por meio de capacitação empresarial nas áreas de gestão, serviços e infraestrutura.

Negócios

O secretário da Secopa, Ney Campello ressaltou que a qualificação será um dos maiores legados da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 ™, e que o aperfeiçoamento profissional dos empresários da Ribeira vai otimizar os negócios depois do megaevento esportivo de 2014. Campello destacou também a necessidade de uma comunicação instrumental em Inglês e Espanhol.

Já a gestora do Sebraea, Helena Garcia, ressaltou a consultoria de 12 mil horas realizada pelo órgão, ao longo dos seis meses de capacitação, e que o encerramento do festival representa apenas a primeira fase do projeto. Outras atividades também marcaram os oito dias do Festival Gastronômico da Ribeira, dentre elas uma feira de artesanato, apresentação de copeiras e o desafio de garçons, que disputaram de forma divertida as suas habilidades profissionais.