Desta quarta-feira (5) a 07 de dezembro, Salvador sediará o 4º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciências 2013, com o tema central “Energia e Sustentabilidade”. A abertura do Encontro acontecerá às 19h desta quarta, na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e contará com a palestra “Energia e Sustentabilidade: o papel das políticas de C,T&I”, proferida pelo secretário Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Dr. Luiz Antônio Elias.

O Encontro faz parte da programação de reuniões preparatórias organizadas pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Academia Brasileira de Ciências (ABC) em parceria com diferentes instituições (Andifes, Capes, CNPq, CGEE, Confap, Consecti, Unesco, MCTI). O intuito destas reuniões é promover uma ampla discussão nacional sobre o tema central do Fórum Mundial de Ciência 2013, “Ciência para o Desenvolvimento Global”. São Paulo, Belo Horizonte e Manaus foram as sedes dos três primeiros encontros preparatórios.

Como parte da programação do 4º Encontro, na manhã do dia 06/12, o ex-presidente da Petrobras e atual secretário de Planejamento do Estado da Bahia (SEPLAN), José Sérgio Gabrielli, presidirá a primeira mesa-redonda com uma rodada de palestras sobre os Desafios do Setor de Petróleo e Gás. À tarde acontecerá a segunda mesa-redonda, com o tema Desafios da Bio-Energia, coordenada pela Reitora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Dora Leal.

No dia 07/12, a terceira mesa-redonda do evento colocará em pauta o tema Fontes Alternativas de Energia, coordenada pelo Presidente da Academia de Ciências da Bahia (ACB), Dr. Roberto Santos. A quarta e última mesa de debates, sob orientação do Diretor Geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), Roberto Paulo Lopes, terá como tema os Desafios & Perspectivas em Energia e Sustentabilidade. Após cada mesa haverá um momento para discussão e debates com o público.

Por meio do 4º Encontro Preparatório o Governo do Estado da Bahia tem a oportunidade de participar da preparação do Fórum Mundial de Ciência, que será realizado em novembro de 2013 na cidade do Rio de Janeiro. FAPESB, ACB, UFBA, FIEB e os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia de Energia e Ambiente e de Geofísica do Petróleo são os responsáveis pela organização do evento em Salvador.

Segundo Jailson Bittencourt, coordenador do INCT de Energia e Ambiente da UFBA, o 4º Encontro Preparatório, assim como os demais encontros, tem a importância de organizar a contribuição do Brasil para o Fórum Mundial de Ciência: “Ele tem um atrativo distinto no sentido de que é muito focado em energia e sustentabilidade, que é um dos grandes desafios da humanidade neste século”, diz Bittencourt, lembrando que todos os participantes das mesas redondas são especialistas renomados em seus temas.

Para o Diretor Geral da FAPESB, Roberto Paulo Lopes, o tema central do Fórum Mundial poderá contribuir para incorporar a ciência e tecnologia à vida dos brasileiros: “A ciência tem papel determinante no crescimento econômico das nações. Tornar a ciência um processo endógeno e dinâmico da nossa base produtiva é uma tarefa para os diversos estratos sociais e um esforço conjunto de todos os brasileiros”, diz.

Clique aqui para conferir a programação.