Um dos mais tradicionais eventos náuticos da América Latina, a Regata Aratu-Maragojipe chega à sua 43ª edição tendo como cenário um belo cartão-postal da Bahia. O evento, que conta com o apoio da Bahiatursa, é o mais importante do Brasil na categoria percurso e deve reunir 400 veleiros e mais de 1,8 mil velejadores.

A competição começa na próxima sexta-feira (24), com cerimônia de abertura prevista para as 19h30, na sede do Aratu Iate Clube. As largadas acontecem no dia seguinte, sábado (25), a partir das 10h, na Baía de Aratu, com competidores em mais de 20 classes. A festa de premiação será no dia 25, às 21h, na Praça do Caijá, em Maragojipe.

Dentre os participantes, estão confirmados grandes nomes do iatismo nacional, como Torben e Lars Grael, além do Cruzeiro Costa Leste, presente nas edições de 2008 e 2010, formado por 70 embarcações e 300 velejadores procedentes da Argentina, Uruguai e de estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Além das competições, outras ações, como a apresentação do Carnaval de Maragojipe, o IV Festival Gastronômico do Paraguaçu e shows de grupos musicais e folclóricos, serão realizadas.