A partir desta segunda-feira (27), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) abre consulta pública para procedimento de realização de pesquisa científica nas Unidades de Conservação (UCs). O debate será realizado virtualmente até o dia 26 de setembro, por meio do Fórum Virtual do Meio Ambiente, mesmo endereço eletrônico onde os interessados podem se registrar.

A iniciativa da Sema será conduzida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e visa estabelecer critérios e procedimentos para a coleta de dados científicos nessas áreas. A reunião dessas informações será importante para o aprimoramento da administração e manejo das Unidades de Conservação.

A bióloga da Diretoria de UCs (Diruc) do Inema, Samantha Grimaldi, disse que, apesar das áreas de UCs já terem sido objeto de estudo de diversos pesquisadores, os dados ambientais coletados encontram-se dispersos, arquivados em variadas instituições. “Infelizmente a Diruc não tem retorno destas informações, o que vem dificultando o saber dos assuntos ligados ao meio ambiente nessas unidades.

Fórum Virtual do Meio Ambiente

A Sema disponibilizou este espaço virtual de discussões, desde janeiro deste ano. A iniciativa faz parte da política de educação ambiental, instituída em janeiro de 2011, que indica princípios, objetivos e diretrizes para a educação ambiental na Bahia.