O Circuito Yacht Clube da Bahia de Vela de Oceano começou nesta sexta-feira (17), e vai até domingo (19), na Baía de Todos-os-Santos. A competição foi aberta, nesta manhã, com o hasteamento das bandeiras, seguido de um coquetel no píer do clube, tendo a participação do secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, que representou o governador Jaques Wagner.

Na Baía de Todos-os-Santos, onde os ventos são constantes e a água morna e cristalina, os velejadores vão desfrutar de uma paisagem exuberante. “Esperamos ótimas regatas, bons ventos, e que o espírito esportivo esteja presente nas competições”, afirmou o comodoro do clube, Antonio Carlos da Rosa.

Para o secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, o Governo do Estado tem interesse em desenvolver o esporte náutico e ampliar as atividades realizadas na Baía de Todos os Santos. “Eventos desse porte, realizados pelo Yacht Clube, contribuem para reforçar as iniciativas de consolidar Salvador como destino esportivo”, destacou.

Ainda segundo Antonio da Rosa, “é nossa obrigação dar esse retorno às instituições que sempre nos apoiam. E o Governo do Estado tem procurado promover a náutica e os produtos náuticos, além de dar visibilidade à Baia de Todos-os-Santos”.

Experiência

O gerente de Vela do Yacht Clube da Bahia, Luís Eduardo Pato, informou que o circuito de oceano já existe desde 1983 e foram realizadas 15 edições, sempre em anos ímpares. “Este ano, estamos fazendo uma experiência, trazendo a competição de janeiro para agosto, a pedido dos velejadores. Caso a mudança seja aprovada, a prova será denominada de Circuito Salvador”.

Participam do Circuito Yacht Clube da Bahia de Vela de Oceano o medalhista olímpico Lars Grael, o tricampeão mundial, Mauricio Santa Cruz, o campeão olímpico Eduardo Penido, dentre outros velejadores importantes. Os destaques locais são Mario Urban, Juliana Duque e Kan Chuh. Das provas, participam 30 barcos com tripulações que variam entre 4 e 12 velejadores.