Educação em tempo integral, oficinas de arte-educação, programas de promoção à saúde dos estudantes e projeto pedagógico de referência. Esses diferenciais fizeram com que o Centro Educacional Santo Antônio, que compõe a rede estadual de educação da Bahia, localizado em Simões Filho, recebesse o Prêmio Gestão Escolar 2012, categoria Destaque Estadual.

Um dos itens que levaram a unidade de ensino a conquistar o prêmio foi o excelente desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009. Os novos indicadores do Ideb 2011, divulgados na terça-feira (14), confirmam a qualidade do ensino do Centro Educacional Santo Antônio. A unidade, que conta com 574 estudantes do ensino fundamental, apresentou no Ideb 2011 o índice de 5.2 nas séries iniciais (da 1ª à 4ª), quando o projetado era de 3.5. Já nas séries finais (da 5ª à 8ª), o índice foi de 4.6, quando o projetado era de 3.0.

A unidade, conveniada com as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), conta com sala de informática, biblioteca, cinemateca e parque infantil. Os estudantes contam com atendimento pediátrico e odontológico e atividades de esporte e lazer. Os alunos da educação infantil dispõem de oficinas lúdicas de recreação, enquanto que os da 5ª à 8ª série podem participar de oficinas de cerâmica, teatro, tecelagem, percussão, canto coral, iniciação profissional, entre outros.

O prêmio Gestão Escolar 2012 é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e coordenado, em âmbito estadual, pela Secretaria da Educação (SEC). A iniciativa tem o intuito de premiar instituições que se destacam na adoção de boas práticas de gestão, alinhadas com princípios de excelência.

“Acredito que nos destacamos pelo comprometimento da nossa equipe técnica e pelo projeto pedagógico de referência. O Centro Educacional Santo Antônio está na vanguarda no quesito educação em tempo integral. Contamos com diversas oficinas para os nossos estudantes”, disse a coordenadora pedagógica da unidade, Rita Assis. O centro foi criado pelo Estado em 1964.

Com o prêmio, a unidade recebe R$ 6 mil. Além disso, a direção ganha uma vaga para intercâmbio nos Estados Unidos. A viagem acontece em outubro. Agora, o Centro Educacional Santo Antônio passa a disputar a etapa nacional do Prêmio Gestão Escolar, que acontece no dia 5 de novembro, em São Paulo.

“Mais do que qualquer prêmio, participar de uma iniciativa como essa é essencial para qualquer escola. Na preparação do seu dossiê para inscrição, os gestores têm um momento ideal para elaborar avaliações, atentando para os pontos fortes e fracos das unidades. A premiação é uma consequência. O importante é esse olhar atento para os seus processos de trabalho”, explicou a diretora de gestão descentralizada da SEC, Euzelinda Dantas.

Estudantes satisfeitos

Para a aluna da 6ª série Ana Paula Maia, 13 anos, o diferencial da unidade está justamente nos cursos complementares que são oferecidos. “Nossa escola merecia ganhar esse prêmio. Gosto muito do ensino daqui e das oficinas de arte-educação, especialmente das de teatro, dança, percussão e cerâmica”.

Já Juliana Ramos, da 7ª série, também com 13 anos, falou da qualidade do corpo docente. “Os professores são muito competentes. Sinto que a minha formação é completa”.
De acordo com a diretora da unidade, Zenilda Nascimento, a preocupação da equipe gestora sempre envolve todos os setores. “Nosso desempenho vem crescendo a cada ano, pensando sempre nos alunos. Também temos a preocupação de interligar as famílias em todos esses processos”.