O Salão de Artes Visuais de Jequié premiou com R$ 7 mil , cada um, os artistas Zé de Rocha, de Cruz das Almas, pelas obras ‘Prometeu e São João Brincando’ e ‘Inquisição em Paisagem Cruzalmense’; Rosane Andrade, de Salvador, por ‘Ausentes’, e Ricardo Alvarenga, também de Salvador, por ‘Autopoiese’.

A mostra integra os Salões de Artes Visuais da Bahia 2012, e também homenageou com menções honrosas os artistas Alex Oliveira, de Jequié, por ‘Cidade Babilônia’, e Mike Sam Chagas, de Salvador, por ‘Escolha Sua Garota Favorita’. O projeto é realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Governo do Estado (Secult).

A seleção dos vencedores foi feita por uma comissão de especialistas em artes visuais, composta por Francilins Castilho Leal (de Belo Horizonte), Susana Rebouças (de Jequié) e José Mário Peixoto, o ZMário (de Salvador).

“Eu me sinto muito feliz em estar expondo em Jequié, primeiramente por ser de Jequié. Já expus em outras cidades, tinha vontade de voltar para aqui, mostrar meu trabalho, e enfim aconteceu. E o prêmio, claro, deixa tudo ainda mais completo”, confessou Alex Oliveira, ao falar de sua participação no evento e agradecer a premiação.

Prêmio do Público

Com entrada gratuita, os Salões de Artes Visuais da Bahia apresentam este ano uma novidade em relação às premiações, que é a instituição do Prêmio do Público. Durante a exposição no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães, na Praça Duque de Caxias s/n, no bairro Jequiezinho, os visitantes também irão votar escolhendo a obra predileta.

Uma das dezenas de pessoas presentes à abertura da mostra em Jequié, a estudante de pedagogia Bruna Cordeiro ressaltou que a cidade tem muitos artistas e “é importante que eles tenham oportunidade de mostrar seu trabalho na sua terra”.

Além de Jequié, os Salões de Artes Visuais da Bahia realizam exposição na cidade de Irecê, ficando em cartaz até 8 de setembro, e passarão ainda por Juazeiro, no período de 21 de setembro a 4 de novembro deste ano. Em cada município, serão apresentados 25 trabalhos, totalizando 75 obras de 68 diferentes artistas, sendo oferecidos três prêmios de R$ 7 mil, duas menções honrosas e o prêmio do público.

No próximo ano, todos os premiados vão integrar uma edição especial no Museu de Arte Moderna da Bahia (Mam-BA) e suas obras irão compor as páginas do Catálogo dos Salões de Artes Visuais da Bahia.

Oficinas

Em paralelo às exposições, serão promovidas oficinas artísticas gratuitas. Em Jequié, serão realizados os cursos de ‘História da Arte’, de 27 a 31 deste mês, ministrado por Iêda Oliveira, e ‘Processos Contemporâneos’, com Caetano Dias, de 10 a 14 de setembro. Cada turma será formada por até 20 pessoas. As inscrições podem ser efetuadas diretamente no Centro de Cultura ACM, pelo telefone 73 3527 5256 ou pelo e-mail artesvisuais.funceb@gmail.com