A região norte da Bahia acompanha o movimento de volta às aulas na rede estadual de ensino. Das 54 escolas que compõem a Diretoria Regional de Educação de Juazeiro, apenas uma segue paralisada nesta sexta-feira (13). O retorno consolidado às aulas acontece em todo o estado, com funcionamento próximo a 80% das unidades escolares.

No Colégio Estadual Lomanto Júnior, em Juazeiro, 1.620 estudantes estão em sala desde 18 de junho. “Aqui está tudo tranquilo. O retorno dos estudantes às salas de aula foi gradativo e a frequência, hoje, é normal. As aulas estão fluindo normalmente, inclusive aos sábados”, disse o diretor Marcos Antônio Duarte.

A normalidade também contempla o Colégio Estadual Cecílio Matos que está com reposição de aulas. “Estamos tendo aula normalmente. E amanhã, que é sábado, vamos ter também por causa dos dias que ficamos parados. As salas estão todas cheias, todos professores estão aqui e a gente está aprendendo normal”, conta Patrick Renan de Menezes, da 5ª série do ensino fundamental.

Os calendários de reposição de aulas são aprovados pelos colegiados escolares das unidades e supervisionados pela Secretaria da Educação. Para aquelas unidades escolares que ainda não realizaram reposição, a orientação é que priorizem a utilização dos sábados e, naquelas em que for preciso, utilizar o mês de janeiro de 2013.

Nesta sexta-feira (13), 1.109 escolas estão em funcionamento, das 1.411 unidades, que compõem a rede estadual. Das 302 escolas paralisadas, 199 estão localizadas na capital baiana. O movimento de volta às aulas também acontece em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia. Nesta sexta, cerca de 67% das escolas já estão em funcionamento no município. De um total de 78 escolas, 52 estão com aulas.