O estado da Bahia teve participação destacada, em Cabo Verde (África), no evento preparatório para a Conferência Global de 2013, que acontecerá em Brasília, em outubro do próximo ano. Durante o encontro, a assessora da Secretaria para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia (Serinter), Iara Farias, explicou a metodologia de mobilização empregada nas Caravanas de Erradicação do Trabalho Infantil no semiárido baiano.

Reconhecida nacionalmente como uma “boa prática social”, a caravana, organizada na Bahia é, segundo Iara, um instrumento de mobilização social e sensibilização dos gestores para cumprimento dos compromissos com a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Organizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), e apoiadas pelo Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, essas caravanas destacaram-se nacionalmente como exemplo de mobilização social e contribuíram para que a Bahia avançasse em dez dos 14 indicadores dos Objetivos do Milênio.

Missão

Por esta razão, o Estado foi convidado a integrar a missão brasileira para Cabo Verde, no período de 17 a 20 abril deste ano, que contou com representantes dos Ministérios do Trabalho e Emprego, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério Público do Trabalho, Frente Parlamentar pela Defesa da Criança e do Adolescente, OIT e Agência Brasileira de Cooperação- ABC.

Organizado pela OIT em parceria com a ABC, o ‘Encontro Sub-regional Tripartido sobre Erradicação do Trabalho Infantil: a caminho da Conferência Global de 2013’, realizado na Assembleia Nacional da Cidade de Praia, capital de Cabo Verde, teve a finalidade de debater propostas para acelerar a implementação de ações de erradicação do trabalho infantil nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop). Participaram cerca de 70 técnicos de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Angola, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Catavento

A plenária do evento em Cabo Verde aprovou a realização da Caravana Brasil/África rumo à III Conferência Global de Combate ao Trabalho Infantil/2013. A caravana partirá de Salvador/Bahia, em data a ser definida, com destino a Luanda/Angola, levando o Catavento (símbolo internacional de combate ao trabalho infantil) para entregar ao governo angolano. No território africano a caravana percorrerá vários países e será trazido de volta ao Brasil pela delegação africana, em outubro de 2013, quando acontecerá em Brasília III Conferência Global.