Representantes dos 23 municípios que compõem o Território de Identidade da Chapada Diamantina participam nesta terça-feira (15) de mais uma etapa territorial da 3ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). O encontro será no município de Seabra, a 458 quilômetros de Salvador, no Instituto Federal da Bahia (Ifba), na Zona Rural do Barro Vermelho – bairro Tenda.

Com o tema ‘Integração das Políticas de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos’, as conferências territoriais serão realizadas em 20 cidades-pólo e abrangem os 27 Territórios de Identidade do Estado. O objetivo é estimular a participação da sociedade, por meio do processo de integração, promoção e consolidação das políticas ambientais na Bahia.

As conferências tiveram inicio no Portal do Sertão, em Feira de Santana, e prosseguem pelos demais territórios do estado, até 31 deste mês, com a missão de discutir a gestão ambiental. “Este é o momento de estado e municípios discutirem ações ambientais nos territórios. Após essa etapa, os pontos levantados serão encaminhados à etapa estadual, que acontecerá em julho deste ano, em Salvador”, explica a coordenadora da 3ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, Mariana Mascarenhas.

Consultas públicas

Temas como meio ambiente urbano, recursos hídricos, biodiversidade, florestas, descentralização e desconcentração da gestão ambiental e regulação e qualidade ambiental serão abordados em Seabra. Foram escolhidas a partir de consultas públicas, com base nas conferências anteriores, encontros de colegiados ambientais e do Plano Plurianual Participativo (PPA-P), construído com a participação de diversos segmentos da sociedade.