A experiência da Ouvidoria Geral do Estado da Bahia (OGE) será apresentada no seminário O papel da Ouvidoria Pública na consolidação da Democracia Participativa, que acontece nesta quarta (11) e quinta-feira (12), em Brasília. O evento, organizado pela Associação Nacional de Ouvidores Públicos (ANOP), pretende reunir ouvidores de todo país no debate acerca dos desafios e oportunidades para as ouvidorias.

Na avaliação do ouvidor-geral do Estado da Bahia, Jones Carvalho, a participação da OGE solidifica a referência da Bahia no funcionamento e estruturação de ouvidoria no país. "Temos parcerias com diversos estados, prefeituras e outras instituições, que utilizam o nosso sistema de Ouvidoria e adotam o nosso modelo de funcionamento em rede para operacionalizar suas respectivas unidades", explica Carvalho.

Atualmente, outros dois estados (Espírito Santo, Minas Gerais), 14 prefeituras do Brasil e a Câmara de Vereadores de Salvador assinaram convênio com a Ouvidoria Geral do Estado mediante assinatura do Acordo de Cooperação Técnica. Fora firmada parceria também com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, SEDH/PR, Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, CONFEA, CREA-MT, CREA-RS e com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, SEPPIR/PR.

Seminário
Nesta quinta-feira (12), o ouvidor-geral participa do painel Ouvidoria Pública: um instrumento de gestão, que contará ainda com as palestras do Vera Lúcia Moraes, ouvidora do Serpro e Hélio José Ferreira, ouvidor do Banco Central.

O seminário O papel da Ouvidoria Pública na consolidação da Democracia Participativa será realizado nos dias 11 e 12 de abril de 2012, no Salão Vermelho B do Hotel Nacional, em Brasília. As inscrições devem ser feitas neste link. A ANOP emitirá certificado de participação.