O governador Jaques Wagner participou na tarde desta segunda-feira (23), em Aracaju, de reunião com a presidente da República, Dilma Rousseff, juntamente com governadores de outros estados afetados pela seca.  O encontro contou também com a presença do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que falou sobre as medidas emergenciais a serem adotadas pelo Governo Federal para minimizar os problemas causados pela estiagem prolongada.

“Vamos liberar recursos para a construção de cisternas, de sistemas de abastecimento simplificado de água e perfuração de poços artesianos. Além de investir em operações realizadas com carros-pipa e recuperação de poços artesianos para ampliação da oferta de água”, afirmou Bezerra.

O ministro informou também que será reforçado o programa Garantia Safra e o Bolsa-estiagem para agricultores familiares não cobertos pelo Garantia Safra e crédito emergencial para pequenos, médios e grandes produtores ligados à pecuária leiteira e agricultura.

A Bahia é o estado do Nordeste mais atingido pela seca e foi motivo de preocupação durante o encontro. “A cidade de Vitória da Conquista pode enfrentar um grande problema de abastecimento. Por isso estamos analisando alternativas para a oferta de água na região”, disse o ministro.