As inscrições para o edital Salões de Artes Visuais da Bahia 2012, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) podem ser feitas até o dia 25 de maio. A iniciativa busca apresentar ao público a diversidade da atual produção baiana em Artes Visuais, divulgar o trabalho dos artistas e estimular a reflexão sobre temas atuais da área.

Esta edição comemora os 20 anos dos Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia, consolidados como um dos principais objetos de incentivo à criação e difusão de produção artística e à dinamização dos espaços expositivos do interior do estado. A minuta do edital e seus anexos estão publicados nos sites da Funceb e da Secult.

Com o novo nome de Salões de Artes Visuais da Bahia, o projeto assume sua representação múltipla e contemporânea, que extrapola referências e características regionais. Em diálogo com participantes dos Salões de 2011, que fizeram sugestões para aprimorar a iniciativa, a Funceb instituiu esta e outras modificações no sentido de atualizar, ampliar e buscar maior relevância quanto aos resultados do projeto.

Prêmios

Assim, os prêmios concedidos são agora igualitários, no valor de R$ 7 mil cada. Foi criado o Prêmio do Público, que será resultante de votação direta dos visitantes de cada exposição, e incluída a modalidade de intervenção urbana entre as manifestações artísticas contempladas pelo edital. Além disso, as comissões de seleção e de premiação terão, entre seus membros, um profissional renomado de fora do estado da Bahia, possibilitando um olhar externo em relação à produção baiana, ampliando os critérios de análise para além de fatores regionais e ainda contribuindo para divulgar as artes visuais da Bahia junto a curadores e críticos de arte brasileiros.

Também, pela primeira vez, será realizado um salão em uma cidade que não possui centro de cultura da Secult. Até 2011, as mostras eram sempre feitas nos espaços culturais vinculados ao Estado, restringindo sua circulação em municípios contemplados com a existência destes centros. Neste sentido, em parceria com a prefeitura local, Irecê sediará uma das exposições de 2012. Por fim, fortalecendo a divulgação e a difusão do trabalho dos participantes, o Museu de Arte Moderna (MAM-BA) abrigará uma edição especial dos salões, entre março e abril de 2013, com as obras premiadas e as menções honrosas deste ano.

Obras selecionadas farão parte de exposição no interior do estado

O edital Salões de Artes Visuais da Bahia 2012 vai selecionar, expor, apoiar artistas participantes e premiar trabalhos de livre temática nas modalidades de arte e tecnologia, assemblage, cerâmica, colagem, desenho, design gráfico (ilustração, humor gráfico e quadrinhos), escultura, fotografia, grafitti, gravura, instalação, intervenção urbana, objeto, performance, pintura, tapeçaria e videoarte. As propostas serão avaliadas quanto ao currículo do proponente e à qualidade artística da obra.

As obras selecionadas vão compor três exposições abertas à visitação pública, em cidades do interior da Bahia. Os Salões 2012 vão ocupar o Espaço ISI, em Irecê (de 27 de julho a 8 de setembro), o Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães, em Jequié (de 17 de agosto a 30 de setembro) e o Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (21 de setembro a 4 de novembro). O número de trabalhos para cada salão dependerá das características físicas das obras inscritas e também os espaços expositivos em questão.

Custeio

Na abertura de cada mostra, uma comissão de premiação específica anunciará três obras premiadas entre as expostas, que receberão prêmios de R$ 7 mil cada. Serão investidos um total de R$ 63 mil em premiações. Além disso, cada expositor receberá um auxílio para o custeio da sua participação no valor de R$ 800. Há também os prêmios simbólicos – as Menções Honrosas, indicadas pela comissão de premiação, e o Prêmio do Público, pela escolha dos visitantes.

Todos os trabalhos premiados vão ainda integrar uma exposição no Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador, no período de 1º de março a 14 de abril de 2013, numa parceria entre a Funceb e o MAM-BA, por meio da Diretoria de Museus (Dimus) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). Estas obras também estarão nas páginas do Catálogo dos Salões de Artes Visuais da Bahia, publicação bianual de registro e divulgação. As duas edições já lançadas do Catálogo (2007/2008 e 2009/2010), além de suas versões impressas, estão disponíveis para download no site da Funceb.

Inscrições

O edital é aberto a pessoas físicas, maiores de 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados, além de estrangeiros com situação de permanência legalizada. Cada proponente pode inscrever até três obras diferentes de sua autoria, criadas a partir de 2011, para cada um dos Salões, mas apenas uma delas poderá ser selecionada para integrá-los individualmente.

Premiados nas edições dos Salões em 2010 e em 2011 podem participar, mas não concorrerão às premiações. Os interessados devem apresentar os documentos exigidos no edital em envelope lacrado e podem se inscrever pessoalmente na sede da Funve, em Salvador, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, ou por via postal, exclusivamente pelo serviço Sedex com Aviso de Recebimento.