A Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), por meio das diretorias de Educação Ambiental (Dieas) e Política do Planejamento (Dippa), participa, neste sábado (10), do “Mutirão Social” promovido pelo Governo da Bahia, no fim de linha de Fazenda Coutos III, na região do Subúrbio Ferroviário em Salvador. A iniciativa, que também conta com o apoio do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), faz parte do programa Pacto pela Vida e começa a partir das 9h.

Desde a instalação da Base Comunitária de Segurança, os moradores da região também passaram a contar com acesso a novas ações na área social. A Sema participa com atividades de Educação Ambiental e apoio ao mapeamento de experiências ambientais no bairro.

O trabalho é desenvolvido pelos moradores, que além de levantarem as iniciativas já existentes, serão responsáveis pela elaboração e execução de projetos na comunidade. Durante a ação, haverá também distribuição de mudas de plantas nativas.

Diferencial

Para o coordenador de Políticas Públicas da Sema, Aldo Carvalho, a ação realizada em Coutos possui um diferencial com relação às outras comunidades, pelo maior envolvimento dos moradores com a conservação do bairro. “As lideranças comunitárias vêm demonstrando interesse nas ações do Pacto. Nossa expectativa é que essa etapa seja bastante enriquecedora. O papel da Sema será o de alavancar e fortalecer o que já existe”, ressaltou.

A iniciativa faz parte das atividades da Câmara Setorial de Prevenção Social do Pacto pela Vida (CSPS), que é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). Além da Sema, fazem parte deste programa 15 secretarias estaduais. São elas: Educação, Saúde, Cultura, Promoção da Igualdade, Desenvolvimento Urbano, Agricultura, Copa 2014, Infraestrutura, Políticas para as Mulheres, Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Relações Institucionais, Desenvolvimento e Integração Regional, Segurança Pública, Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) Ciência, Tecnologia e Inovação, além da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Ministério Público e Defensoria Pública.