Mais de 120 pessoas, a maioria alunos e professores da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas, participaram, nesta quinta-feira (22), da programação educativa promovida pela Embasa em comemoração ao Dia Internacional da Água. Com o tema ‘Água: responsabilidade de todos’, o evento, que ocorreu no Terminal Turístico Mãe Mirinha, contou com o apoio e parceria da Prefeitura Municipal.

O técnico do Departamento de Produção de Água da Embasa na Região Metropolitana de Salvador, Francisco Nunes, explicou, de maneira simples e didática, o que acontece antes da água chegar à torneira das casas, desde a captação nos mananciais até a distribuição. Depois, mostrou como a água usada (esgoto) é coletada, tratada e devolvida ao meio-ambiente.

A diversão das crianças e adolescentes ficou por conta de um espetáculo teatral que alertou para o uso consciente da água. Apresentadores da "Rádio Cidadania" conversaram com ouvintes, fizeram perguntas e distribuíram brindes às crianças, enquanto abordavam, de forma lúdica, questões reais, como o racionamento de água em Irecê e a importância da cobrança da tarifa de esgoto. "Eu não sabia que as pessoas não podiam construir perto de rios. Agora sei que quando isso acontece, toda a sujeira (esgoto) vai para lá", contou Patrícia de Freitas, 9 anos, aluna da Escola Wagner Santana.