Uma equipe formada por representantes do governo estadual e do Ministério da Integração Nacional visitou, no último final de semana, no sul e extremo sul do estado, projetos baianos voltados ao fortalecimento da agricultura familiar e à inclusão socioprodutiva. A programação abrangeu os municípios de Ibicaraí, Arataca, Teixeira de Freitas, Alcobaça, Prado e Itamaraju.
Segundo o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Integração Nacional, Marcos Santana, a proposta do ministério é atuar em conjunto com o governo do Estado conhecendo as ações executadas nas localidades mais carentes da Bahia.
“Temos o mesmo foco, que é trabalhar em áreas de extrema pobreza, trazendo dignidade para essas pessoas. Nossa perspectiva é trazer projetos que viabilizem a inclusão produtiva e o desenvolvimento da região”, destacou Santana.
A comitiva conheceu as instalações da Bahia Cacau, primeira fábrica da agricultura familiar do país, no município de Ibicaraí, e o Assentamento Terra Vista, localizado no município de Arataca. No local, estão sendo desenvolvidas ações de recuperação da lavoura cacaueira, no âmbito do programa Cacau para Sempre.
Após a visita, Santana ressaltou que o cacau pode ser inserido no trabalho que vem sendo feito pelo governo federal. “A nossa expectativa não é só apoiar ações isoladas, mas fazer a cadeia produtiva se tornar uma referência, possiblitando o desenvolvimento da região”.
Verticalização
O assessor da Diretoria Executiva da CAR, Lanns Almeida, destacou que, com o programa Cacau para Sempre, a agricultura familiar vai mostrar que produz em grande quantidade e com níveis de qualidade. “Precisamos auxiliar no processo de verticalização da produção da cadeia do cacau, consolidando os agricultores nos espaços rurais”.
O coordenador de Programas Regionais da Sedir, Atahualpa Costa, informou que as visitas de campo têm como objetivo mostrar as ações e potencialidades existentes na região. “Conhecendo os projetos podemos formular uma proposta maior de cooperação e captação de recursos para incentivar a produção, a industrialização e toda a cadeia da fruticultura”.
No município de Teixeira de Freitas, o grupo conheceu o trabalho de capacitação em Gestão e Execução de Convênios feito pelo Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/Produzir com associações comunitárias.
Foram visitadas também as comunidades de São José e Caxangá, no município de Alcobaça, o Assentamento Cumuruxatiba, no município de Prado, para conhecer os cultivos de maracujá e abacaxi, respectivamente, e a fábrica de chocolate do município de Itamaraju.