Representantes da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) e Associação de Procuradores do Estado da Bahia (APEB) visitaram, na segunda-feira (26), o Conjunto Penal Feminino de Mata Escura, em Salvador. A visita faz parte da agenda “Março Mulher”, realizada ao longo do mês, com o objetivo discutir ações de promoção da igualdade de gênero na Bahia.

Atualmente, 150 mulheres estão custodiadas no Conjunto Penal. “Nossa intenção é discutir políticas públicas que cheguem, de fato, a esta parcela da população. Ouvimos as internas e pretendemos colaborar nas iniciativas que ajudem no processo de ressocialização”, disse a secretária estadual da SPM, Vera Lúcia Barbosa, durante a visita ao local.

As internas debateram temas nas áreas de educação, mercado de trabalho, manutenção dos vínculos familiares e afetivos, entre outras atividades previstas para o período de cumprimento de pena.

“As demandas apresentadas pelas internas também fazem parte das necessidades de diversas mulheres que estão fora deste contexto. São demandas que dizem respeito aos direitos delas enquanto mulheres”, ressaltou a procuradora Cléia dos Santos, presidente da APEB, entidade organizadora do evento.

Irecê e Lapão 

As atividades do Março Mulher prosseguem nesta quarta-feira (28), nos municípios de Irecê e Lapão. A secretária Vera Lúcia Barbosa visita os municípios, participando de audiências públicas que têm como objetivo ampliar o debate sobre a questão do enfrentamento à violência contra a mulher, as recentes mudanças na Lei Maria da Penha, políticas públicas destinadas à igualdade de gênero na região, entre outros assuntos.

Os eventos são organizados pelo Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), dentro do conjunto de atividades apoiadas por meio do edital Março Mulher, voltado às discussões sobre a condição feminina, ao longo do mês. A audiência pública em Irecê acontece a partir das 15 horas desta quarta, na Câmara de Vereadores. Já no município de Lapão o debate está marcado para as 19h, realizado também na Câmara Legislativa do município.