Fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais visitam escolas de Salvador e Lauro de Freitas, de segunda-feira (12) a 4 de abril, para apresentar o Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, da Secretaria Estadual de Educação (Sec). Durante os encontros, os profissionais de saúde convidam os professores a participarem das atividades de prevenção e promoção da saúde, que incluem, principalmente, controle do estresse e cuidados com a coluna vertebral e a voz.

As campanhas realizadas pelo programa enfatizam os benefícios da prática de atividades físicas e dos bons hábitos alimentares. A partir das oficinas, que acontecem nas escolas em horário complementar para não comprometer as aulas, os professores, além de conhecerem melhor o seu corpo, também passam a entender a importância dos momentos de lazer e de cultivar boas relações no ambiente de trabalho.

Para garantir um atendimento específico, de acordo com as dificuldades enfrentadas por cada profissional, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia lançou, em outubro do ano passado, o atendimento individual com hora marcada. Assim, os professores não dependem apenas das oficinas na escolas para receber o atendimento adequado. Eles podem telefonar para o SAC Educação – (71) 3117-1434 e marcar até três sessões de orientação com fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais.

“Caso seja detectado, durante o atendimento individual ou depois da oficina, algum agravo de saúde vocal, Lesão por Esforço Repetitivo (LER), Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (Dort) ou transtornos psíquicos, o professor é encaminhado para atendimento nas universidades parceiras e na rede SUS”, explica a coordenadora do programa, Regina dos Anjos.