O Índice de Movimentação Econômica (Imec) registrado no mês de janeiro deste ano apontou um crescimento de 3,9% da atividade econômica na capital baiana, em relação a dezembro de 2011. O índice apresentou recuperação após apurar queda no mês anterior (- 6,3%), causada pelas incertezas em relação aos desdobramentos da crise internacional.

O Imec é calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria de Planejamento (Seplan). A economista da SEI, Rosangela Conceição, explica que os dados registrados em janeiro estão associados, principalmente, a três fatores, as liquidações, características do período posterior à chegada do Ano Novo, promovidas pelo comércio varejista, o deslocamento da população para outras cidades proporcionado pelas férias escolares e o comportamento positivo do comércio exterior.

No acumulado dos últimos doze meses, o Imec registrou uma elevação de 6%. Esse crescimento deu-se de forma majoritária nos primeiros sete meses (janeiro – julho de 2011) do resultado observado no indicador, com destaque para março, que apontou taxa positiva de 23,7% em relação ao mesmo mês de 2010. Já no acumulado do ano, o Imec registrou estabilidade em relação a 2011.