Mais de 500 famílias de pequenos produtores rurais vão ser beneficiadas com um convênio firmado nesta quinta-feira (22), entre o governo estadual, por intermédio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), e a Fundação Pau Brasil (Funpab). O acordo, no valor global de R$ 2,7 milhões, foi assinado na sede da CAR, no Centro Administrativo, em Salvador, e vai viabilizar a implantação de projetos de produção agroecológica integrada, atendendo a diversas comunidades baianas.

As atividades vão permitir a capacitação dos beneficiários por meio de pesquisas em caráter técnico-científico e administrativo, de formação em Recursos Humanos e divulgação de trabalhos científicos e tecnológicos, principalmente de natureza conservacionista e cultural.

Conservação produtiva

O presidente da Fundação Pau Brasil, Raúl René Valle, afirmou que o convênio é muito importante para o pequeno produtor do sul da Bahia, por implementar a conservação produtiva. “Queremos produzir várias espécies conservando o ambiente, mas, principalmente, o cacau. Nosso objetivo é a implementação de projetos de pesquisa que venham trazer preservação e melhoria ao ambiente”.

Ele informou que a Funpab, localizada no município de Itabuna, é uma organização não governamental que existe há 32 anos e atua com projetos que beneficiam a população. “Estamos satisfeitos em iniciar essa parceria com o governo estadual, porque temos certeza de que no futuro vamos ampliar, cada vez mais, o atendimento a várias famílias”.

O projeto será desenvolvido com base no sistema ‘cabruca’, na esfera do programa Cacau para Sempre, com lançamento previsto para o final deste mês. As ações previstas no Plano de Trabalho foram identificadas por promover a inclusão social e produtiva como dimensão do desenvolvimento sustentável, com projeção na conservação produtiva, no empreendimento social solidário e na participação comunitária no âmbito da pequena propriedade e da agricultura familiar.

Estiveram presentes à reunião para assinatura do convênio o diretor executivo da CAR, José Vivaldo Mendonça, a chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento e Integraçõ Regional do Estado (Sedir), Eliana Boaventura, os assessores da Diretoria Executiva da CAR, Lanns Almeida e Roberto Freire, e colaboradores da Funpab.