Os moradores de Pau da Lima tiveram um dia especial neste sábado (9). A ação cívico-social, realizada no Colégio Maria Amélia Santos, ofereceu diversos serviços gratuitos à população, como consultas médicas, prevenção de doenças, aferição de pressão arterial, medição de índices de massa corpórea e glicemia.

“Aproveitei a ação para medir (aferir) a pressão. Sou hipertenso e preciso ter muito cuidado com pressão alta. Facilitou muito a minha vida este serviço”, afirmou o aposentado Juvenal Rocha, 65 anos. Também foram realizadas palestras sobre saúde bucal e escovação.

Além das ações voltadas para a área da saúde, a Polícia Militar desenvolveu atividades educativas sobre trânsito, orientação sobre educação e defesa do meio ambiente da Companhia de Proteção Ambiental (COPPA). Também houve atividades para as crianças, como apresentação de teatro, brincadeiras com palhaços e pula-pula.

“Nunca imaginei que a polícia tinha tanta coisa. Achava que eles só pegavam bandidos. Tá tudo muito bom”, afirmou surpresa a estudante da 8ª série, Elisângela Almeida, 13 anos.

As mulheres também puderam cuidar um pouco mais da beleza. No salão improvisado instalado em uma das salas do colégio, a dona de casa Rosângela Gonçalves, 27 anos, aproveitou para escovar os cabelos. Segundo ela, há mais de um ano não frequentava um salão de beleza. “É complicado cuidar de mim. Não trabalho e o meu tempo é todo para cuidar da casa, dos filhos e do marido. Mas hoje tirei o dia para levantar a minha autoestima e chegar em casa bem bonita”, disse.

De acordo com o coordenador da ação em Pau da Lima, major PM, Gilson Seixas, da 47ª Companhia Independente da PM, a ação é resultado de uma parceria entre a PM e representantes da comunidade. O objetivo é buscar através de serviços aproximar cada vez mais a população e a Polícia Militar, fortalecendo uma parceria que vem dando certo.

Durante o evento, os participantes assistiram apresentações do Esquadrão de Motociclistas Águia, exibição de cães adestrados do Batalhão de Choque, instruções sobre Educação e Segurança no Trânsito do Batalhão de Polícia Rodoviária.

Bombeiros também participam da ação social

O Comando de Operações Bombeiros Militares também realizou ações educativas de combate à dengue, exibição de cartazes e pôsteres sobre a campanha de doação de órgãos, orientações sobre procedimentos pré-hospitalares e aleitamento materno, com demonstração do Programa “Bombeiro no Lar”.