O índice de homicídios em Salvador e região metropolitana durante a Semana Santa, registrado das 7h do dia 21 (quinta-feira) às 7h desta segunda-feira (25), apresentou redução de 34% numa comparação com o mesmo período de 2010, seguindo uma tendência que se confirmou no primeiro trimestre deste ano. Foram 23 casos registrados em 2011, sendo 17 na capital e seis na RMS, contra 35 assassinatos em 2010, quando foram contabilizados 26 em Salvador e nove na RMS.

“O reforço no patrulhamento ostensivo em localidades mapeadas pela polícia, com ampliação das blitze (abordagens a ônibus, veículos e estabelecimentos comerciais), colaboraram para a efetiva diminuição do número de assassinatos neste feriado prolongado”, explicou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Barbosa afirmou que está sendo colocado em prática um planejamento para finais de semana e feriados prolongados, com resultados já constatados na redução de homicídios e outros crimes no primeiro trimestre de 2011, em comparação com o mesmo período do ano passado. “Estamos com companhias especializadas da Polícia Militar dando um grande reforço, além das investigações e cumprimentos de mandados de prisão pela Polícia Civil”.

Nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, somados os dados de todo o estado, a redução chegou a 16,2% no índice de homicídios, na comparação com o primeiro trimestre de 2010. Em Salvador, o número de assassinatos diminuiu 14,4%. Ao todo, nos três primeiros meses deste ano, foram computados 392 homicídios, contra 458, no mesmo período de 2010.