LOCAL: município de Juazeiro, no território de identidade Sertão do São Francisco, a 500 quilômetros de Salvador.
DATA: 30.04.11 (sábado)
HORÁRIO: 9h30

O QUE É: visita à Biofábrica Moscamed e assinatura de ordem de serviço para recuperação do Terminal Fluvial de Juazeiro.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

DENGUE: o governador visitará a Biofábrica Moscamed Brasil para conhecer o “Programa de Controle Genético do Mosquito Aedes Aegypti”, projeto de combate à dengue que visa produzir mosquitos geneticamente modificados capazes de suprimir populações naturais do inseto transmissor da doença. Trata-se de uma linhagem desenvolvida pela empresa inglesa Oxitec, na qual as espécies masculinas liberadas em campo, ao cruzarem com as fêmeas da natureza, transmitem aos seus descendentes um gene que impede as larvas de se desenvolverem. A tecnologia é absolutamente segura do ponto de vista ambiental e de saúde humana. Desenvolvido pela Moscamed e a Universidade de São Paulo (USP), com apoio do Governo do Estado, o projeto está em fase de testes em localidades de Juazeiro. A previsão é que 35 mil mosquitos transgênicos sejam liberados no município nos dias 5 e 6 de maio.

TERMINAL: passará por serviços de recuperação e requalificação, além de dragagem e urbanização, com investimentos previstos no valor de R$ 1,8 milhão. O equipamento está situado à margem direta do Rio São Francisco e há pouco mais de 10 quilômetros da sede do município de Juazeiro. A realização da obra contribuirá para o desenvolvimento de atividades econômicas como o agronegócio e a pesca, além de atender ao escoamento da produção agrícola regional, especialmente de grãos, que havia migrado para outros modais. A requalificação do terminal beneficiará mais de 80 mil habitantes, gerando novos empregos diretos e indiretos, em toda região do Vale do São Francisco. As obras fazem parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que introduziu a Hidrovia do São Francisco entre suas ações prioritárias, alocando R$ 420 milhões a serem aplicados nos próximos quatro anos.

JUAZEIRO: com extensão territorial de 6.501 quilômetros quadrados, sua população está estimada em 197.984 habitantes. A cidade foi emancipada em 1833 e a prefeitura é comandada atualmente por Isaac Carvalho.