Formar professores e aumentar o interesse dos estudantes pela pesquisa nas escolas da rede estadual. Esses são os principais objetivos do projeto Feira de Ciências da Bahia, que começa neste sábado (30) em 144 municípios, com a participação de 420 professores. A iniciativa é coordenada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), centro de formação de professores da Secretaria Estadual da Educação (SEC).

A primeira etapa da Feira de Ciências diz respeito a um curso de formação para os professores, focado especialmente na elaboração de projetos científicos. A segunda etapa acontece em agosto com a realização de feiras escolares, já com a participação dos estudantes. A terceira e última será realizada em outubro com os 100 melhores trabalhos selecionados, que serão expostos na Feira Estadual de Ciências, ligada à VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Cursos

Entre os cursos programados para 2011, estão aqueles voltados especialmente para as disciplinas de Educação Física, Ciências da Natureza, História, Geografia e Currículo e Avaliação, sempre com foco na interdisciplinaridade. A inscrição dos docentes vai acontecer pelo Portal do Educador.