Os trabalhos em ciência, tecnologia e inovação realizados na Bahia por empresas, universidades, centros de pesquisa, inventores independentes e sociedade civil organizada voltam à tela da TVE nos próximos quatro sábados, sempre às 11h.

Todo Mundo Quer Saber é uma série de programas desenvolvida através de uma parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) com a Secretaria de Cultura (Secult), através do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), com produção da Casa do Verso. São exemplos concretos e curiosos de como a ciência está no cotidiano, mesmo quando a gente não se dá conta.

Dirigido pelo jornalista e documentarista Antônio Pastori, o primeiro programa, que será reexibido neste sábado (8), às 11h, mostra experiências de sucesso, como empresas que criaram equipamentos inovadores que já estão em operação, por exemplo, no sistema de distribuição de energia de outros estados.

O telespectador também vai conhecer centros de excelência em ensino tecnológico e pesquisa que formam novos profissionais e inventam novos produtos e processos.

Para que o público conheça melhor o funcionamento do empreendimento que está sendo implantado na avenida Paralela, o programa mostra como opera o Sergipetec, o parque tecnológico de Sergipe. A relação da ciência com o cotidiano é o fio condutor da produção.

A ação faz parte da estratégia de popularização das ciências da Secti para aproximar as pessoas de temas que são essenciais para o desenvolvimento econômico e social, que tem a inovação como peça-chave.