Em grande parte das regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste do Brasil é o calor e os elevados índices de umidade do ar que mantêm o céu encoberto e chuvoso nessas áreas. No Nordeste brasileiro é a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), centrado no estado da Bahia, que continua influenciando as condições do tempo, deixando o céu encoberto e chuvoso na faixa centro-norte e leste dessa região (que compreende parte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia). Nas demais áreas do Nordeste, este sistema mantém o céu com poucas nuvens.

Segundo o serviço de meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), os VCANs ocorrem com mais frequência entre os meses de janeiro e março, formando-se na costa leste do Nordeste brasileiro, e desloca-se em direção ao continente, com mais incidência no estado da Bahia.

Chuva forte
Este sistema é caracterizado por um centro de baixa pressão nos altos níveis da atmosfera, que inibe a formação de nuvens na sua região central e com chuvas intensas na sua região periférica. Entre sexta-feira e domingoos (21 e 23), o VCAN que vem atuando nos últimos dias sobre a Bahia deverá manter o céu encoberto e chuvoso nas regiões do Recôncavo, Nordeste e Norte do estado.

É para essas regiões que está prevista a temperatura mais elevada, com máxima podendo chegar aos 32°C, que associada aos altos índices de umidade do ar, deverá favorecer a ocorrência de eventos isolados de chuva forte.

Nas regiões da Chapada Diamantina, Sudoeste, Sul, São Francisco e Oeste da Bahia, a atuação do VCAN manterá o céu ensolarado e com pouca possibilidade de chuvas. Apenas no final da tarde e início da noite é que poderão ocorrer chuvas fracas.

A temperatura prevista para estas regiões deverá variar entre 21°C (mínima) e 30°C (máxima). Mesmo assim, nas áreas serranas das regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste é esperada a menor temperatura do Estado, com mínima podendo chegar aos 19°C.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, o calor e os altos índices de umidade do ar manterão o tempo instável, com previsão de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. A temperatura na capital baiana deverá se manter elevada, com valores variando entre 21°C (mínima) e 32°C (máxima), possibilitando a ocorrência de eventos isolados de chuva moderada.

Maré alta
Entre os dias 21 (sexta-feira) e 23 (domingo), a maré alta deverá atingir sua altura máxima em torno das 5h e das 17h, com valores variando entre 2,3 e 2,5 metros. Já a maré baixa deverá atingir seu mínimo em torno das 11h e das 23h, com valores variando de 0,1 metro a 0,3 metro. As ondas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Ultravioleta
A previsão dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) para o período entre os dias 21 e 23 de janeiro de 2011 é de que se manterão elevados, com valores variando entre 12 e 13, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) fazem parte da categoria de ‘intensidade extrema’.

É sempre bom lembrar que durante a estação do verão (no Hemisfério Sul) os dias se tornam mais longos do que as noites e a temperatura se mantém em elevação. Consequentemente, há um aumento na intensidade da radiação solar, elevando também os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs).

O aumento da nebulosidade (típico do verão) também é registrado em grande parte do Nordeste brasileiro, incluindo o estado da Bahia. Mesmo assim, os IUVs podem assumir valores altos, o que requer cuidados quanto à exposição ao sol entre as 10h e às 16h, como o uso de protetores/filtros solares, bonés, óculos escuros e roupas leves.

mapa

………………………………………………………………………………………………………………………………………

tabelaprevisao

………………………………………………………………………………………………………………………………………

iuv