A equipe do Núcleo de Direitos Humanos (NUDH), projeto da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJCDH), realiza nesta quarta-feira (12), das 8h às 17h, capacitação para o manuseio do novo sistema informatizado para gestão das informações de manifestações do núcleo. A atividade ocorrerá no Auditório Pedro Milton de Brito, no andar térreo da Secretaria de Justiça, localizada na 4ª avenida, nº 400, Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

O Sistema de Controle de Manifestações (SCM) tem como objetivo registrar as informações referentes a denúncias e orientações relatadas pela população nas unidades dos Núcleos, que estão situados em quatro bairros de Salvador e cinco cidades do interior da Bahia.

Produzido pela Coordenação de Informática da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, o SCM possibilitará maior agilidade aos atendimentos, além de disponibilizar cotidianamente relatórios estatísticos sobre os atendimentos de cada unidade.

O sistema validará as ocorrências individuais e coletivas sobre escolaridade, etnia, condição socioeconômica, ocupação, orientação sexual, faixa etária, deficiências, problemas de saúde e manifestação de cada usuário. Haverá também uma maior facilidade no acompanhamento de denúncias, dos casos de mediação e retornos de cada ocorrência.