O Conjunto Penal Feminino de Salvador (CPF) receberá nesta terça-feira (1º) quatro berços e quatro cômodas para o berçário da unidade. A entrega será feita no CPF, às 14h, com as presenças de representantes da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e do Conselho Estadual de Proteção aos Direitos Humanos (CEPDH). Os móveis serão doados pela Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), representada pelo padre e integrante do CEPDH, Alfredo Souza Dorea, e pela Associação de Defesa e Proteção dos Direitos dos Homossexuais (Pró-Homo).

As doações ampliarão o conforto dos recém-nascidos filhos de mulheres que cumprem pena na unidade. O berçário inaugurado em dezembro de 2010 já possuía uma banheira com sistema de controle da temperatura da água (própria para bebês), trocador de roupas, persianas e decoração acolhedora.

Segundo o padre Alfredo, cuidar de crianças socialmente vulneráveis é uma missão da ONG que ele integra. "Os componentes do IBCM ficaram sensibilizados com as mães e crianças da unidade prisional e se mobilizaram para doar esses móveis”, afirmou o padre.

A diretora do CPF, Ayala Nolasco, disse que as doações são mais uma ação em prol da humanização do sistema prisional. “O trabalho desenvolvido por essas ONGs complementam os esforços da SJCDH em garantir dignidade a todos os internos”. O berçário da unidade abriga três bebês (uma menina e dois meninos).