O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) está entre os órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) que apresentaram maior crescimento em 2010, em relação à quantidade de atividades realizadas em 2009, registrando um aumento da ordem de 50%. No balanço anual entre os estados, realizado pelo Inmetro, o instituto baiano ocupa a segunda posição em crescimento.

“Estamos felizes porque este resultado é o reflexo do esforço conjunto da equipe do Ibametro para cumprir as metas acordadas com o Inmetro para 2010”, afirma Eduardo Sampaio, diretor-geral do órgão. Ele assegura que foram superadas as metas previamente estabelecidas, “o que revela o compromisso na oferta do serviço de qualidade à população”.

A direção do Ibametro apresentou os resultados aos seus servidores durante Encontro Técnico realizado em dezembro último, reunindo as equipes que atuam na capital e interior do estado. Na oportunidade, Eduardo Sampaio citou outras conquistas alcançadas pelo Ibametro no período, ressaltando, entre elas, a implantação de Telecentros, instalações equipadas para educação continuada e à distância em unidades na capital e interior.

Foram apontados ainda a reforma de agências regionais, o crescimento da produtividade e a recertificação ISO 9001:2008, o que, segundo Eduardo, evidencia o alto nível de qualidade das atividades desempenhadas pelo instituto na Bahia.

Levantamento das atividades realizadas pelo Ibametro em 2010 aponta a execução de 910 mil operações de confiabilidade metrológica, com a verificação de 460 mil produtos, com foco na cesta básica, e a inspeção de 450 mil instrumentos, entre balanças, bombas de combustíveis, taxímetros e outras. Também foram fiscalizados 10 mil estabelecimentos comerciais, resultando na apreensão, por irregularidade, de 70 mil produtos como brinquedos, pneus, material elétrico e, dentre outros, material têxtil.