A pós-graduação lato sensu em Literatura Brasileira: Formação do Cânone e Contrapontos Críticos reabriu as inscrições nesta segunda-feira (3) e seguem até 7 de janeiro, para a segunda turma do curso, oferecido gratuitamente pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XX da UNEB, em Brumado. Os interessados devem se dirigir ao Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex) do campus, das 8h às 17h (segundas e sextas-feiras) ou das 13h às 20h (terças a quintas-feiras).

A taxa de inscrição é de R$ 70. Estão sendo oferecidas 30 vagas para bacharéis ou licenciados em cursos de Letras da UNEB ou de outras instituições de ensino. Do total das vagas, 40% são destinadas para negros e 5% para indígenas, declarados no ato da inscrição.

De acordo com o edital da seleção, os candidatos devem apresentar currículo (preferencialmente na plataforma Lattes), cópia autenticada do diploma ou certificado equivalente, histórico da graduação, duas fotos 3×4, original e cópia do RG e CPF.

A diretora do DCHT, Luzimare Pilôto, ressalta que a pós-graduação – que tem carga de 450 horas-aula – é a única voltada para literatura brasileira na região. “As discussões teóricas acerca da formação do cânone literário brasileiro fazem parte do nosso compromisso, que é dar continuidade à formação dos profissionais de Brumado e cidades vizinhas como Aracatu, Rio de Contas e Caetité. Inclusive recomendamos uma bibliografia rica”, destaca Luzimare.

A seleção conta com prova escrita sobre conhecimentos específicos − que será realizada no dia 9 de fevereiro, às 9h, no auditório do campus −, análise curricular e entrevista. O resultado final será divulgado no dia 28 de fevereiro. As matrículas devem ser realizadas entre os dias 14 e 18 de março, das 14h às 21h. O início das aulas está previsto para o dia 24 do mesmo mês.