A Secretaria da Educação do Estado da Bahia informou nesta quarta-feira (19) que 75 mil estudantes já se matricularam na rede estadual nos últimos dois dias (terça e quarta-feira – 18 e 19), contemplando as expectativas de atendimento aos alunos que concluíram a 4ª e 8ª séries em escolas públicas. Isso significa que foi efetivada uma média de três mil matrículas por hora.

O calendário prossegue nesta quinta (20) e sexta-feira (21), com a transferência, por interesse próprio, de estudantes da rede estadual que queiram mudar de escola. Já os estudantes que desejam ingressar na rede estadual de ensino este ano devem ficar atentos ao período de matrícula, que acontece nas próximas segunda e terça-feira, dias 24 e 25 de janeiro.

Vaga assegurada
A matrícula na rede estadual transcorre normalmente, apesar do rompimento da fibra óptica da empresa Oi, ocorrido nesta quarta-feira (19), na rota de Vitória da Conquista, atingindo algumas localidades do Sudoeste, a exemplo do próprio município de Vitória da Conquista, Bom Jesus da Lapa e Barreiras.

Por conta disso, a Secretaria da Educação assegura vaga a todos os estudantes que compareceram a uma unidade escolar e não efetivaram a sua matrícula. Quem não conseguiu tem a matrícula garantida no dia seguinte.

A Secretaria alerta aos estudantes, pais ou responsáveis que a matrícula pode ser realizada em qualquer escola da rede estadual. Os interessados devem dirigir-se à escola mais próxima ou àquela que estiver mais vazia para efetuar a matrícula.

Isso é possível devido ao investimento na implantação do Sistema de Gestão Escolar (SGE), que garante a segurança das informações. Os interessados podem obter mais informações sobre a matrícula no Portal da Educação ou pelo telefone 0800 285 8000.

Documentos
Para efetivar a matrícula, o estudante precisa levar os seguintes documentos: original do Histórico Escolar ou atestado de escolaridade; original e cópia da Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade para fins de conferência; original e cópia do comprovante de residência; carteira do SalvadorCard para escolas do município de Salvador e duas fotos 3×4 recentes. Para matrícula nos curso de Educação Profissional, é exigido, ainda, original e cópia do CPF.