A Fundação Pedro Calmon/SecultBA, por intermédio da Biblioteca Juracy Magalhães Jr., em Itaparica, comemora neste domingo (23), a partir das 19h, os 70 anos de nascimento do escritor e jornalista João Ubaldo Ribeiro. A celebração contará com apresentação musical, teatral, dança e exibição de filme, todos relacionados à obra do aniversariante. Foi nesta biblioteca que, por muitos anos, o escritor utilizou uma das salas para produzir artigos e livros e onde traduziu para o inglês “Viva o Povo Brasileiro”, além de escrever “O Sorriso do Lagarto”.

O aniversário integra a programação do “Café com Leitura”, projeto que movimenta o verão da biblioteca, e contará com exibição do DVD “João Ubaldo Ribeiro 70 anos com os amigos”, de Carlos Rocha; espetáculo de dança “Beneditas”, inspirado no livro “Miséria e Grandeza do Amor de Benedita”, com a Cia Afro Urbana de Dança; a peça “O Rei da Noite”, baseada na obra “Sempre aos Domingos”, com o Grupo de Teatro Oficin’Art; e apresentação do cantor, músico e compositor Valtinho Queiroz.

Os festejos contam também com show da banda Caboco Capiroba, que toca músicas regionais e ritmos brasileiros, e tem como componente os músicos Mário Espinheira, João Espinheira, Clara Elisa e Ramon. O nome da banda é inspirado no índio antropofágico, personagem do livro “Viva o Povo Brasileiro”, uma das obras mais elogiadas do escritor.

Filho ilustre
As homenagens a João Ubaldo Ribeiro realizadas pela Biblioteca Juracy Magalhães Júnior aconteceram pela primeira vez em 2004. “A nossa ideia era comemorar o aniversário do filho ilustre de Itaparica junto com o povo da cidade. O evento passou a ser feito pela prefeitura no centro da cidade. Em 2009, o aniversário voltou a ser na biblioteca, local que sempre esteve de portas abertas para João Ubaldo e todos os itaparicanos”, diz Dalva Tavares, diretora da biblioteca e organizadora da festa em homenagem ao escritor.

João Ubaldo Ribeiro nasceu na Ilha de Itaparica, no dia 23 de janeiro de 1941. Ocupa a 34ª cadeira da Academia Brasileira de Letras e em 2008, foi agraciado com o Prêmio Camões, considerado o maior reconhecimento da língua portuguesa.

Exposição
Todas as obras do escritor estarão à disposição do público que visitar a biblioteca no dia do aniversário, na exposição bibliográfica “João Ubaldo Ribeiro Especial 70 anos”. A exposição apresentará ainda notícias e fotos alusivas às comemorações realizadas na biblioteca, em homenagem ao imortal, em anos anteriores.