Para marcar a passagem do Dia Nacional da Consciência Negra, a transcorrer no próximo sábado (20), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) promove no período de 16 a 20 deste mês a Semana da Consciência Negra na Saúde: "Uma questão de Equidade!".

A programação foi aberta nesta terça-feira (16) com a participação do secretário da Saúde, Jorge Solla, e do fundador da ONG Aganju, Samuel Vida. Ambos falaram da importância de se levar para o âmbito da saúde as questões de desigualdade.
"Discussões sobre questões raciais permitem que possamos avançar no enfrentamento das diferenças", disse Jorge Solla.

Debate institucional
De acordo com a coordenadora de Promoção da Equidade em Saúde, Nívea Chagas, o evento tem o objetivo de estimular o debate sobre o racismo institucional e também comemorar o dia da Consciência Negra. "Este é um momento significativo que amplia a discussão dentro da Sesab", disse Nívea, durante a abertura do evento.

Compuseram também a mesa de abertura da Semana, o diretor da Atenção Básica da Sesab, Ricardo Heinzelmann, e a representante do Comitê Técnico da Saúde da População Negra, Climene Camargo. Eles reiteraram a necessidade de se pomover ações para diminuir o racismo e as diferenças.

"Temos que trazer esse tema para as discussões e também garantir o acesso à saúde dessas segmento da população", comentou Ricardo Heinzelmann.

A programação se estenderá durante a semana com a exibição, nesta quinta-feira (18), às 13h, do filme “Vista Minha Pele” e com uma programação musical na sexta-feira (19), de 13 às 14h.