O governador Jaques Wagner chega neste domingo (14) a Auckland, Nova Zelândia, às 8h10 horário local (+ 15 horas em relação a Salvador), onde manterá contatos comerciais. Entre outros compromissos, ele conversará com os responsáveis pela Fazenda Leitíssimo, localizada no município de Jaborandi, Oeste da Bahia. O empreendimento usa técnicas inovadoras na produção de leite.
O governador retorna a Salvador na próxima quinta-feira (18), chegando à 1h (hora de Salvador). Durante a ausência dele, o vice-governador Edmundo Pereira assume a chefia do governo.
Parte da comitiva está em Auckland desde a última quarta-feira (10), com o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, pecuaristas e proprietários de laticínios. Os neozelandeses são especialistas no segmento leiteiro e na ovinocultura, áreas nas quais se destacam mundialmente em qualidade e produtividade.
Com o sistema de produção a pasto em piquetes irrigados, a Leitíssimo pode transformar a região Oeste numa das maiores bacias leiteiras do País, segundo Salles.