A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou nesta semana o projeto para implantação dos cursos doutorado em Recursos Genéticos Vegetais, mestrado profissional em Enfermagem e mestrado profissional em Saúde Coletiva. Os cursos serão desenvolvidos na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Marluce Assis, já era esperada a recomendação do doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais, devido ao bom desempenho que este vem revelando. Em setembro deste ano, o mestrado em Recursos Genéticos teve destaque na primeira avaliação trienal da pós-graduação stricto sensu. Mesmo sendo um programa novo, com apenas três anos de implantação, o mestrado elevou o conceito de nota três para quatro.

O mestrado profissional em Enfermagem da Uefs será o primeiro da Bahia e o profissional em Saúde Coletiva, o segundo. De acordo com Marluce Assis, os cursos vêm atender à demanda dos profissionais de saúde que atuam principalmente no SUS. “A diferença do mestrado profissional para o mestrado acadêmico é que o primeiro é dirigido para pessoas que atuam na prática, enquanto o segundo é para aqueles que desejam seguir a carreira acadêmica”. A pró-reitora disse também que este foi o primeiro projeto para mestrado profissional encaminhado pela Uefs para aprovação.