No mês de setembro, os laços entre os portugueses e baianos ficarão ainda mais fortes. Entre os dias 9 e 12 será realizado, em Porto Seguro, o 2º Encontro Bahia/Portugal – Turismo Sênior Melhor Idade, organizado pela Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI-Bahia).

Nesta semana, o presidente e a vice-presidente da entidade, Jorge Bandeira e Terezinha Brandão, assinaram um convênio com a Secretaria de Turismo (Setur) e a Bahiatursa para apoiar o evento. “A Bahia é, sem dúvida, o destino preferido pelo turista português da melhor idade. Esperamos captar, no encontro deste ano, mais turistas e continuar divulgando o nosso estado para este público, que tanto se identifica com o povo baiano”, afirmou Bandeira.

O evento, que será realizado no Hotel Náutico, espera receber 800 participantes. Segundo ainda Bandeira, não só o Turista da Melhor Idade – aquele com idade superior a 50 anos – se interessa pelo encontro. “Já recebemos jovens acompanhados dos pais ou avós. Não deixa de ser algo maravilhoso para eles, que aprendem a envelhecer”.

As inscrições, em Portugal, serão feitas pelo Instituto Nacional para Aproveitamento do Tempo Livre dos Trabalhadores (Inatel), que trabalha em parceria com a ABCMI. Em Salvador, na sede da agência Navegar, situada no Rio Vermelho ou na sede da ABCMI-Bahia, no Pelourinho. Em Porto Seguro, na Agência Pataxós. Na programação, festas dançantes, com shows, teatro e até um bloco de rua, com trio, no encerramento do encontro – o La Bohemia desfilará na Passarela do Álcool, em comemoração aos 60 anos do trio elétrico.

Porto Seguro é a preferida pelos portugueses

Uma pesquisa realizada em 2008 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) constatou que os portugueses representam 19% dos turistas estrangeiros que visitam Porto Seguro. Em seguida estão os argentinos (15%) e os italianos (14%). Os três países juntos somam quase metade de todos os turistas recebidos pelo destino.